Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ouvindo um “NÃO” como resposta de Deus


Ouvindo um “NÃO” como resposta de Deus
                                                                               I crônicas 17: 1 ao 15

           Ouvir um não como reposta de Deus é de certa forma difícil, pois sempre que propomos fazer algo que entendemos que é o certo para o reino de Deus, pensamos que haverá aprovação Dele sendo que o nosso propósito é para o bem da causa do Senhor. Mas no texto acima nos mostra que nem tudo que definimos como bom para o reino de Deus é aceito por Deus. Um propósito de Davi que para o profeta pareceu bom, Deus não viu como os dois viram. Deus tinha outro, projeto para a construção do templo, por isso disse “não” para Davi. Um não de Deus nos deixa de certa forma lôbrego, pois o proposto era de maneira louvável visto de forma humana, mas Deus disse não às atitudes de Davi, após este NÃO Davi mostra que era um homem bem forjado, preparado para ouvir e aceitar a vontade de Deus.
          O profeta Natã de forma precipitada deu seu aval para que Davi colocasse em prática seu propósito e o abençoou. O projeto de Davi tinha uma aparência de está de acordo com a vontade de Deus, por isso o profeta Natã disse “tudo quanto tens no teu coração faze, por que Deus é contigo”. Muitos incorrem neste mesmo erro, avalizando projetos que tem certa aparência de beneficio para o reino de Deus, mais que, das mãos que procedem o propósito, Deus não se agrada. Há muitos que não olha de quem procede o propósito e sim o beneficio que receberá com o projeto, mas Deus olha a obra e as mãos de quem as fazem. A grandeza para Deus não está no projeto pronto e sim nas mãos do procedente. O profeta olhou a grandeza da obra proposta, porém Deus olhou a vida de Davi que era inábil para o proposto no seu coração.
          Ouvir um “NÃO” de Deus não e fácil para quem sempre procurou fazer o que lhe agrada, mas Deus não executa seus propósitos com base na nossa vida, Davi sendo um homem servo segundo o coração de Deus, ouviu um NÃO, Deus não olhou para a posição de Davi como rei, olhou para suas mãos que estavam inaptas para a obra que havia proposto em seu coração. Há muitos os quais tem uma vida e obra prestada a Deus, e isto não os isenta de propor alguma coisa que Deus venha a dizer “NÃO”. Manter se equilibrado com a fé firme quando ouvirmos um “NÃO” de Deus é o grande desafio espiritual, sendo que, o presente século nos apresenta um Deus que jamais diz “NÃO”.
         O NÃO de Deus independe de ter ou não um serviço prestado a Ele, ouvir um Não de Deus é de certa forma desconcertante, porém edificante, sendo que Deus é soberano em sua escolha.
        Deus deixou de forma clara que Davi não edificaria esta casa, mas seu filho faria este serviço para Deus. Davi sustentou seu ego entendendo que Deus tem sua escolha própria para serviços determinados, desta forma ele não se abateu como muitos que quando Deus diz não eles ficam langorosos e passam a não fazer mais nada dizendo que não teve oportunidade de fazer o proposto em seu coração. Ao contrário Davi se mostrou idôneo buscou auxiliar de forma a deixar parte do material pronto para a construção, e isto  mostra que devemos fazer tudo para que o reino de Deus seja concluído, mesmo que não seja nosso trabalho, devemos facilitar o  trabalho dos outros preparando assim o caminho para que o outro cumpra seu ministério de forma cabal. Ouvir um “NÃO” de Deus é nos orientar quanto a nossa chamada, e não impedir-nos de fazer algo, mas nos colocar no local determinado por Deus fazendo o proposto por Deus que sempre é o melhor para nós.
         Mesmo Davi se oferecendo para o serviço Deus disse “NÃO”, muitos se oferecem para determinados tipos de serviços, mais recebem um “NÃO” de homens que tem autoridade de Deus para dizer não, sem entender o porque, se frustra, Deus diz não, pois conhecendo o futuro ele sabe o que fazer e como fazer, há determinadas coisas que determinados tipos de pessoas podem fazer e isto é escolha de Deus queiram ou não, “NÃO” também é resposta do soberano Deus entender isto é para os forte, idôneos que conhecem seu Deus.
        Nossa reação diante de um “NÃO” de Deus mostra o grau do relacionamento que temos com Ele, Davi teve estrutura espiritual para fazer do “NÃO” de Deus um momento para ser abençoado, se não pode construir pode juntar materiais, se não pode ir pode enviar ou contribuir para outro ir, se não pode ter filhos pode ajudar criar os filhos dos demais, se não pode ser pai, pode adotar o filho de alguém.
         Muitos não podem ser aquilo que propuseram no seu coração, mais pode ser o que Deus propôs para ele. Entenda que o “NÃO” de Deus é por que Ele te AMA.


Pr. JOSSELINO F. de ANDRADE.                

Motivação Cristã.


                                                          Motivação Cristã.

         Numa época em que a sabedoria humana e a filosofia se empenham por acrescentar ou modificar a verdade revelada, a saber a palavra de Deus e quando este tipo de coisa vem-se tornando mais atrativo para muitos gostaria de instalar de todo o meu coração a cada crente que passe mais tempo considerando as verdades simples e vitais do cristianismo, que para muitos já não impressiona nem se assegura como antes, em muitos não proporciona o gozo de conhecer e viver a esperança que nos motiva a confiar em Deus, e continuar lutando.

         A nossa motivação vem da Palavra de Deus por isso tomem tempo de meditar, viver, e aplicar no dia a dia. Aprender que um Deus que veio e se tornou como homem, e viveu de forma exemplar, humilde e simples,sua forma de vida pessoal, particular, sua conduta nos deixa modelos de vida na dependência de Deus.
         Manter sempre viva em nossa mente que o sacrifício de Cristo na cruz do calvário, que nos trouxe perdão
e somos agora filhos de Deus através da aceitação deste ato incomparável.
Saber que agora somos aceitáveis através deste ato do amado de Deus, agora todo que se entrega a Ele é amado e aceito assim como Ele é.
        Quão maravilhoso é saber que temos um sacerdote que intercede por nós diante do Pai que está nos céu, e nós somos guardados dos perigos que são armado diante nós no dia a dia. 
       Tudo que nos motiva está nas escrituras (bíblia) e que a força da nossa motivação está não vem de outra fonte mas sim em Cristo ressuscitado, onipresente, onisciente, onipotente. isto é a nossa motivação. I temóteo. 4:15


Josselino F. de Andrade.

A TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE.


A TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE.

             Esta é uma reflexão de uma ideologia que permeia nossa sociedade e que está de encontro com os ensinamentos de Cristo, “o ser humano e fruto do meio em que vive” isto até certo ponto pode ser, mas se refletirmos sobre a liberdade de ação e pensamento do ser humano perceberá que somos livres para viver e fazer uso de nosso corpo como quisermos. A liberdade de escolha nos faz responsáveis diretos por todas as nossas ações.
            E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Lucas. 9: 23 ao 25.

            Neste texto se observa com clareza a responsabilidade individual da decisão de o que fazer com sua vida, com sua própria vida, o que se faz com a vida é de responsabilidade do homem, portanto decisões, posicionamento e ações são de responsabilidade individual. Muitos querem proteger-se aceitando ideologias para se parecer moderno mais não percebe que está de encontro com a bíblia e seu autor.
“Sociedade é uma agregação de pessoas individuais que vive coletiva e organizadamente mantendo sua individualidade, sua consciência de pessoas e sua responsabilidade inalienável” ( FILHO,2002). Viver em sociedade não quer dizer que, sou obrigado a agir de forma incorreta, ou transferir minha responsabilidade aos governantes e a sociedade dominante porque não tive boas oportunidades, sendo que vivendo em sociedade um homem é uma pessoa individual de corpo, mente e ação, portanto tem escolha livre do grupo em vive.
             Segundo (FILHO 2002) Cristo veio para buscar e salvar, individualmente, o homem é um ser individual completo em se mesmo e completamente responsável pelos seus atos praticado em meio ao grupo. A esse homem é que Jesus se dirige o advertindo, orientando e falando e lhe oferece oportunidade de ser livre observe o texto bíblico em Marcos 16: 15,16  ”E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. A expressão quem crer será salvo ou condenado é de responsabilidade individual.
            Jesus não vai condenar uma pessoa só porque mora em um lugar promiscuo, mas sua ação individual o levará a ser condenado.
           Observo que há um grupo de pessoas que querem alcançar certas posições na vida pública e cria suas ideologias de direitos humanos invertendo os direitos dos justos, de forma que chegam a afirmar que a violência é fruto de maus governantes, ou falta de oportunidade para pessoas que vivem às margens da sociedade. Não é a sociedade que forma seus criminosos são eles que decidem ser, sendo que muitos criminosos estão sendo formados em faculdade e boas escolas e pessoas que vivem em periferia e são de bom caráter, é fácil dizer que minhas ações são de responsabilidade de outrem, muitos não querem se responsabilizar por suas ações. Ainda encontra apoio em entidades que são sustentadas pelo o estado.
           Dizer que um jovem de 14 anos não se responsabiliza por seus atos é um ato de insanidade mental, sendo que um pai de família que é morto por um jovem de 14 anos deixa para traz responsabilidade que nenhuma entidade quer assumir, pois, o que dá ibope é direitos humanos, e não direitos da família. Reconhecer sua juventude é correto, mas o isenta-lo do ato é dizer que ele pode continuar fazendo e ainda mostrar a outros que também podem.
           Uma pessoa só se torna fruto do meio em que vive, quando se deixa leva voluntária, ninguém é criminoso contra sua vontade, o sistema penal constrói seus próprios criminosos os elevando a estado de protegido por direito, por ser menor.
ISAÍAS 5:20  Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
            Dar oportunidades sim, mais privilégios não. Todos são iguais perante a lei, não é isto advogados, então porque faz diferença por idade.


                                                                         Pr. Josselino F. de Andrade.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

E VIVO NÃO MAIS EU.

                                         ‘E VIVO NÃO MAIS EU’.
                                                                  Gl. 2:20
           Está disposto a deixar de viver a própria vida, abnegar sonhos, aspirações para satisfazer a vontade de Deus, é de forma intrigante, pois sempre encontramos pessoas que interpreta a vida religiosa como um meio de receber bênçãos.
          Isto nos leva a pensar o que é ser abençoado ou o que é benção, se não vivo mais, o que estou buscando serve para um morto vivo, como será utilizado por Aquele que está vivendo em mim? Se não vivo mais, não tenho vontade própria, e sim o que vive em mim, sem autonomia de decisão; vejo agora o mundo com a visão do Ser que está em mim.
         Desta forma como vejo a vida religiosa define se sou de Cristo ou não. ‘se alguém está em Cristo, nova criatura é’ IICo.5:17 ser ressuscitado, ter nova vida implica em ter uma nova cosmovisão da vida espiritual, pois se vejo a Cristo como amuleto da sorte e o utilizo como meio de alcançar meus objetivos, eu o comando e não sou comandado por Ele.
         Sendo eu, regente da minha vida, ainda vivo. Vivendo eu sou ainda a velha criatura com ambições, desejos e objetivos. Se eu vivo, Cristo está morto em mim. O  cristianismo é demonstrado através da manifestação do Cristo ressurreto em nossa vida.
         ‘É necessário que ele cresça e que eu diminua’. Jo.3:30 ao passo que o  eu desaparece, Jesus Cristo começa a ser visto em nossas atitudes e comportamentos, desta forma o mundo passa observar Cristo a partir de nossas vidas sendo-as, instrumento de manifestação espiritual.
 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, Rm. 12:3 uma mente renovada, não se conforma com ideias e explicações que não são levadas cativas a Deus, o nosso pensar, deve ser de um cristão segundo as Escrituras Sagradas. Não andamos em conformidade com as ideologias do mundo vigente, mas “Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando [cativ]o todo o entendimento à obediência de Cristo”; IICo.10:5 Dentro deste contexto nós pesamos e julgamos toda ideologia que o homens nos impõe de forma secularizada, pensamentos estes que formulam contra a vontade de Deus e seu conhecimento, sendo que, quem está em nós é Cristo nossa mente está cativa à Ele.


                                                                              Josselino F. de Andrade