Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO HOMEM

     
             Ao observar o trabalhar do Espirito Santo na vida humana entendemos que Ele sempre trabalha dentro de um projeto já traçado elaborado por um arquiteto para cada pessoa, o chamado de Deus tem meios de execução individual e particular, para tanto entendo que o Espirito Santo em cada pessoa obedece um traçado feito por Deus para o fim já determinado, por isso que, cada crente tem resultados diferentes de aprendizados quando enfrentam lutas mesmo sendo iguais as barreiras que enfrentam, o aprendizado é diferente.
            E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gn. 1. 2 vemos neste versículo que o Espirito Santo estava levando a terra a execução do projeto conforme o determinado por Deus; esta preocupação do Espirito Santo com o proposto por Deus na criação é vista em vários outros lugares das escrituras; O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. Jó 33. 4, Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça. Jó 26.13, Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra. Entende-se que o Espirito de Deus trabalha para que o projeto de Deus seja executado de forma integral em toda as coisas criadas. Sendo o Espirito de Deus o executor dos projetos de Deus observa-se que o trabalhar do Espirito de Deus, em tudo tem um propósito especifico para o fim proposto no projeto de Deus.
           Dentro desta visão que o trabalhar de Deus em nós tem proposito especifico, busca se apresentar a individualidade de cada cristão dentro desse propósito e a forma de como, cada indivíduo reage quando Deus está trabalhando em sua vida espiritual e física.

Exemplo do trabalhar de Deus.

          Tomemos por base aqui a vida do apóstolo Paulo que foi teólogo, escritor e missionário, “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. At. 9. 15,16
          O apóstolo Paulo era escolhido para, levar o nome evangelho perante gentios e reis, o apóstolo seria pregador da palavra perante reis e os gentios mais também Deus o mostraria o quanto deveria padecer por causa de Cristo. Olhando nessa perspectiva vemos que o Espirito Santo encarregou de fazer com que o projeto de Deus fosse executado. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. At. 9. 17 neste texto bíblico nós encontramos o Espirito Santo tomando posse do instrumento para condução do projeto de Deus, a partir deste texto se encontra sempre o Espirito Santo o levando para onde seria melhor para o cumprimento do projeto de Deus, levando assim o apóstolo a se tornar exatamente o vaso que Deus projetou. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. At. 13. 2. E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. At. 16.6, o Espírito Santo é que escolhia onde era o melhor lugar para cumprir o propósito de Deus na vida de Paulo, sendo que havia um projeto de Deus para a vida de Paulo como vimos anteriormente.

Perante reis e gentios

           Então se percebe que o Espírito Santo é que guiava os caminhos e escolhia a melhor maneira de fazer com que Paulo fosse levando perante reis e gentios a forma de Deus trabalhar muitas vezes nós não entendemos; O porquê da prisão de Paulo? mais em suas prisões os propósitos de Deus iam sendo cumpridos. Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes. At. 25.10, Depois Agripa disse a Paulo: É permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu: At. 26.1 ao lermos estes textos nos deparamos com o apóstolo sendo julgado, mas também sendo cumprido o propósito de Deus no início de sua conversão que o evangelho seria levando por ele perante reis e gentios.
         Encontramos o executor levando o propósito de Deus em andamento como vimos no início do trajeto percorrido por Paulo, que Deus fala para Ananias como seria a sua vida e como seria usado,  um projeto feito por Deus executado pelo Espirito Santo com muita maestria.
Dentro desta visão encontramos conforto para nossas vidas quando passamos por várias lutas e problemas sejam de ordem espiritual ou física, sabemos que Deus presente, nosso barco não está à deriva pois o Deus que servimos, tem nos guardado debaixo de seu eterno projeto para nossa vida. 

        Encontramos Paulo dizendo que; “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”; 2 Co. 4. 8,9 sabendo que tudo contribui para o bem do projeto de Deus Paulo fala do sofrimento como caminho de vitória. “São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.  Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez”. 2Co. 11. 23 a 27. Vemos que o projeto de Deus foi levado ao cumprimento conforme o início, E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome, esta parte do projeto de Deus foi levado ao cumprimento de forma especial pelo executor Espirito Santo.

             Concluindo aqui que, Deus não é o homem que erra nos seus propósitos Ele sempre sabe o que está sendo construído em nossas vidas pois o projeto é Dele o executor do projeto é seu Espírito, este trabalhador é magnifico em sua ação pois sempre traz segurança para os que em Deus confia sua vida e espera Nele. Observamos aqui a palavra do apóstolo Paulo “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. IITm. 1. 6,7       


                                                                                                                       Josselino F. de Andrade