Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O próximo.


  O melhor para o próximo

                  Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. III Jo 2

                  Em um mundo competitivo onde tirar vantagem se tornou um lema, desejar o melhor para o próximo é quase um insulto. Pois sempre que o próximo cresce será visto como um concorrente dos negócios, em meio a um mundo capitalista pedir para que Deus conduza o próximo, para que tudo vá bem, soa como hipocrisia,  sendo que muitos não querem que tudo dê certo, isto  é pensando no capitalismo, no ganho os humanos estão olhando para o próximo como um concorrente direto.
                 Olhar sempre para as pessoas como João especifica no texto é de um modo diferente de crescimento, sendo que se o próximo alcança um desenvolvimento melhor em todas as áreas da vida, ele terá melhor condição de ajudar, melhor poder de compra e mais tempo de vida, sendo assim o melhor para o próximo me será o melhor.
                 Ser humano é ser diferente do pensamento corrente da época, o pensamento vigente no mundo vê sempre o ser como mercadoria a ser negociada ou alcançada, as propagandas televisíveis, os outdoors o rádio mostra que o interesse não é com o ser e sim com o lucro que o ser pode ter. Olhar para o outro como um cliente em potencial, faz com que as pessoas esqueçam  quem está ao seu lado, são pessoas que tem sentimentos, ações e pensamentos. Que na verdade não querem ser negociadas ou negociar e sim repeitada como pessoa.
                Olhe, seja sensível existe alguém ao seu lado que tem necessidades e que precisa que, tudo vá bem para ela como vá bem para você. Esse simples desejo do apóstolo João para Gaio nos mostra que devemos desejar uma carreira bem sucedida para o nosso próximo. Sendo que no texto nos mostra que não é no sentido de riqueza e prosperidade material mais de uma vida de paz e um desejo de um amigo. Deixando claro que não estamos concorrendo um com o outro, mas caminhando juntos no mesmo objetivo na mesma caminhada, sendo que o bem do outro deve ser o meu bem, pois a prosperidade do amigo de ministério é recíproca.
               Os desejos de grandeza dos humanos fazem com que eles não consigam ver o ser como pessoa, mas sim como competidor dos mesmos objetivos. Olhe ao seu redor e veja que o ser que esta ao seu lado é uma pessoa, que precisa de você e de seu incentivo, pois uma palavra amiga ou um desejo bom faz com ela continua lutando pelos seus sonhos mesmo que os sonhos sejam iguais aos seus.
Pois Deus é o nosso Deus, a palavra nosso indica compartilhamento comum esse é desejo de Deus que tudo te vá bem, como a sua alma está bem assim te desejar o bem é ser humano. “que tudo te vá bem”                            

                                                                                                                                 Pr. Josselino Andrade.

CONHECIMENTO


  EM BUSCA DO CONHECIMENTO

            Para que se consiga alcançar pontos mais altos na vida espiritual o estudar de forma sistemática tem sido de suma importância. Muitos por displicência tem o deixado de lado para buscar entretenimento ou passa tempo fúteis, os cristãos que tem uma visão de futuro no cristianismo procura se esmerar no conhecimento de seu Deus para que possa aplica-lo no seu devido tempo.
           Adquirir conhecimento é algo que demanda tempo e disciplina, sendo que, para conhecer algo levará tempo, esforço e paciência que no século imediatista o qual está são disciplinas que ninguém quer praticar.
          No meio cristão o conhecimento de Deus é que nos mantém firme contra as ciladas de satanás, O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, Os: 4,6. Por falta de conhecimento aceitamos tudo passivamente, as filosofias cristãs deste século estão sendo ensinados através dos meios de comunicações e muitos as recebe como se fosse verdadeira não fazem uma reflexão crítica das mesmas antes de aceitá-las como verdadeiras.
         O conhecimento nos dará condição para refletir criticamente sobre o tempo em que vivemos e suas filosofias. Buscar estudos prontos, esperar que os outros nos ensine nos faz cristãos preguiçosos e sem o conhecimento de Deus. O conhecimento nasce de uma busca diária e é laborioso o seu alcance, isto conduz a muitos a quererem encontrar pronto o que deveriam construir com esforço.
        O conhecimento não é algo que vem rápido, para conhecer sobre um assunto é preciso ter tempo, material e disposição para ler e refletir sobre o assunto em questão. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Jo:8:32  Não é só ler sobre o assunto é o conhecimento praticado da verdade que liberta, são muitos que leem sobre Cristo, mas só os que o conhece no íntimo é que são libertos. No adquirir do conhecimento é que vem a libertação,  “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: [Errais], não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus Mt:22:29”. Neste texto vemos de forma clara que a falta de conhecimento conduz a erros que pelo conhecimento será evitado.
      “Aquele que estuda os homens obterá um corpo de conhecimento desprovido de alma; Aquele que estuda unicamente os livros obterá a alma sem o corpo. Aqueles que acrescentam a observação ao que veem e reflexão ao que leem estão na estrada certa para o conhecimento, desde que, ao examinar o coração das outras pessoas não negligenciem o próprio coração.” CALEB COLTON Estude livros e veja-os dentro do contexto em que você está vivendo, estude as pessoas e crescerá olhando para você mesmo “o conhecimento de Deus vivendo na prática lhe dará o céu”.                                      

                                                                                                                    Pr. Josselino Andrade