Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Contemporaneidade da santificação



                                                                                           Salmos; 119: 9, 10, 11

                            Tratar de santidade em pleno século XXI não é um assunto muito fácil, isso porque há um hiato entre o que algumas igrejas pregam e o que vivem, há um abismo entre o sermão e a vida, entre fé e obras. Vivemos dias difíceis, pois muitos estão acostumados a ver santificação como algo do passado.
                            Ser santo é algo que sempre será presente no dia a dia, sujeito conjugado com o verbo sempre no presente. Santificação deve estar presente sempre no viver do cristão de forma a levá-lo a ser visto, como exemplo do seu tempo sua  vida e prática.

CONHECER PARA OBEDECER.

                       O conhecimento das escrituras nos diferencia dos demais, pois o nosso conhecimento nos conduz para perto de Deus e nos leva a fugir de tudo que parece mal. Nesta época em que há mudanças na maneira de ver o mundo, nós os cristãos devemos ter uma visão bibliológica, como a bíblia nos apresenta este presente século.
Tm; 3,16. Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
                           Todas as escrituras são de proveito próprio para todo cristão que deseja ter e manter uma vida limpa .
Sl; 119: 18 Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.
                           Orar para que Deus possa mostrar a vontade dele, revelar ao seu coração e utilizar as escrituras para moldar sua vida.
Tg; 1:5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá, liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Jo. 17.17 – Jesus orava ao Pai e dizia: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.

PÓS-MODERNIDADE E A SANTIFICAÇÃO

                          Muitos conceitos hodiernos são contra a palavra de Deus; namoro, virgindade, gozo da vida, casamento. Os conceitos mudam, porém a palavra de Deus nunca muda. Ela é nossa regra de fé e prática e nossos conceitos estão baseados nela.
Namoro; Mt: 5: 28 Eu, porém, vos digo, que, qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Tm: 2: 22 Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor;
Tss: 4: 7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
Virgindade; 1Cor 13:4-7  O verdadeiro amor é paciente, é benigno, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses; o verdadeiro amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta
1Tss: 4:3 Porque esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;
                      Vejamos primeiramente o que significa o termo “moda” costume ou estilo, em geral efêmero, aceito e imitado por um grupo ou meio social em certa época ou lugar.
                       A Bíblia nos diz que não devemos ser  imitadores de tais modismos efêmeros, pois com a mesma intensidade que aparecem, no entanto, desaparecem, dando lugar para novos conceitos. Todavia a Bíblia nos revela na carta aos Efésios (cap 5; 1) para que sejamos imitadores de Deus, no qual é Santo e imutável. Passam-se séculos, porém sua palavra continua a mesma. Logo; podemos entender que a virgindade não pode ser comparada com o termo moda.

Gozo da vida; O que é gozar a vida?  Curtir, farrear, dançar, viver sem regras. Muitos têm conceitos errados de gozo, pois nunca entenderam o que é ser feliz.
Co; 6: 10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores, herdarão o reino de Deus.
Is; 5:22 Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens forçosos para misturar bebida forte:
1Pd; 3:10,11,12 Porque, quem quiser amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; Aparte-se do mal, e faça o bem: busque a paz, e siga-a; Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.

Casamento; vivemos dias  que um pensamento maligno está permeando o meio cristão. “Se não der certo separa”. Deus não  fica dando a benção e tirando a benção.
Ml; 2 14;16 E dizeis: Por que? porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher do teu concerto. E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? e por que somente um? ele buscava uma semente de piedosos: portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor Deus de Israel diz que aborrece o repúdio, e aquele que encobre a violência com o seu vestido, diz o Senhor dos Exércitos: portanto, guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.
                         Somente através do poder do Espírito Santo o casal tem condições de obedecer á palavra de Deus com relação ao casamento. Para tanto, precisa do Fruto do Espírito em seu relacionamento, conforme Gl 5.22-23.  O homem espiritual e a mulher espiritual, que são verdadeiros cristãos, demonstram isso na vida diária: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Havendo essas maravilhosas virtudes do Espírito, o casal, o casamento e a família serão felizes.

NOVOS CAMINHOS PARA VIVER EM SANTIFICAÇÃO

Internet, cinema, amizade com sexo oposto, cidadania, ecologia.
Santidade não é um convite a reclusão (Jo.17:15, I Pe.2:11-12, Mt.5:13-14) não vem pelo isolamento, mas pelo compartilhamento de uma vida diária com Deus.

Santidade não se constrói com negação, mas com afirmação (I Cor.8:3; Tg.4:4; I Jo 2:15-17; I Pe.1:13-16, 3:11)  espiritualidade genuinamente cristã é edificada pelo sim, pelo espaço que você dá a Deus na sua vida. Santidade não gera luz própria (Cant.6:10; II Cor.3:18; Fil.2:15; Mt.6:5b)Ser santo é resplandecer a Cristo, é brilhar Sua luz e não a nossa.

Santidade não se mantém com ausência de sujeira, mas sim  com constante limpeza (Sl.51:1-3,7; I Cor.6:11; Tg.4:7-10; I Pe.1:22; I Jo.1:9) Daí a importância da confissão. 


“não é mais limpo quem nunca se suja, mas quem sempre se lava.”

     Graça e Paz para todos:
                                      Pr. Josselino Andrade.