Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

A importância do relacionamento espiritual




                                                                                        Oséias: 4:6

        O texto acima citado tem como contexto histórico o reino do norte de Israel dentro do reinado de Jeroboão II, entre os anos de 755 a 715, uma época de prosperidade, idolatria, prostituição e falência espiritual. Em meio a este cenário Deus levanta Oséias como profeta utilizando de sua vida conjugal fez múltiplas comparações do relacionamento de Oséias e sua esposa, Deus e seu povo, deixando claro o desejo de Deus para com seu povo. Em um tempo de grande prosperidade que o povo atribuía aos deuses (baal).
       O texto nos mostra que Deus deseja ser conhecido pelo seu povo, este conhecimento é íntimo como vida conjugal. Deixar de buscar este conhecimento incorre num pecado grave de rejeição, e Deus dá uma resposta a esta rejeição o esquecimento de seus filhos.

Conhecimento (da’aq): noção, percepção, discernimento. A importância do conhecimento de Deus para poder agradar-lhe de forma correta dentro de suas normas e leis.

Rejeitar (mã’as): menosprezar, desdenhar, lançar fora, desprezar. Da forma que se despreza o conhecer a Deus Ele fará o mesmo com o homem que o desprezou o desprezo de Deus alcançará sua posteridade.

Sacerdote (kãhan): mediar em serviços religiosos, executar, ministrar. O não conhecimento de Deus o impedirá de executar ofícios no reino, pelo contexto leva a entender que Deus rejeitará seus serviços, por falta de um relacionamento correto com Deus.

        Deus quer ser conhecido de tal forma que, se possa ter uma vida íntima relacional com Ele, Deus procura homens e mulheres que busque conhecer a Deus com todo o seu ser e toda a sua vida esteja envolvido na busca deste conhecimento.

                                                                                           Pr.  Josselino Andrade