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terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO PEDAGÓGICA.


         


INTRODUÇÃO

          Diante do desafio que o professor encontra de lidar com pessoas de classes sociais e culturas diferentes, da responsabilidade de lhe ensinar ou mostrar o caminho do aprendizado este texto descreve a importância do relacionamento professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.
Mostrar de forma sucinta o valor das relações interpessoais entre professores e alunos, criando um ambiente formal de fácil interação e participação do aluno na sala de aula. As relações entre aluno e aluno, professor e aluno trará maior aproveitamento do conteúdo apresentando se o ambiente for favorável para participação dos alunos em sala de aula.
        Propor uma inter-relação em sala de aula para desenvolvimento do aluno e a gerar um novo docente que apoiado na interação e respeito gerado no âmbito de sala de aula será favorável a aprendizagem e ao desenvolvimento mútuo professor aluno, aluno professor.

A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO PROCESSO PEDAGÓGICO

      Aprender e ensinar são atividades unificadas estabelecida entre professor e aluno que se interligam dentro da sala de aula, portanto, a relação estabelecida na sala de aula torna-se decisiva para ação pedagógica, isto implica dizer, uma ação colaborativa e participativa de construção da aprendizagem, o professor conduzirá para a sala uma didática não engessada mas sim aberta, favorecendo o envolvimento do aluno com objeto de aprendizagem em uma inter-relação professor aluno criando assim um ambiente formal neste assunto explica Anastásio,
          O papel do professor será, então, de desafiar, estimular, ajudar os alunos na construção de uma relação com o objeto de aprendizagem que, em algum nível, atenda a uma necessidade dos mesmos, auxiliando-os a tomar consciência das necessidades socialmente existentes numa formação universitária. Isso somente será possível num clima favorável à interação, tendo como temperos a abertura, o questionamento e a divergência (ANASTASIOU, 1998, p. 20)

        O professor estimulará o aluno a buscar o aprendizado mostrando seus significados e valores, para que os alunos possam entender a importância do objeto de estudo em relação a seu dia a dia. Esta relação interativa contribuirá para que o aluno possa pensar de forma crítica nos conteúdos apresentados assim explica Ghell,
         As relações interpessoais, o contato face a face do professor com o aluno, que é um momento de suma importância, pois é nessa interação que vão ser estimulados o aprender a pensar e o ser criativo, o aprender a raciocinar, o aprender a ser crítico e a interpretar as informações, o aprender a aprender, culminando no clímax da descoberta científica, resultando assim na construção do conhecimento. (GHELL, 1998. p.3 e 4)
     A comunicação aberta professor-aluno abrirá espaço para diálogo, onde a construção do conhecimento é estimulada através da interação e liberdade de se pronunciar. Segundo Zabatiero (2009, p. 40) é “no diálogo que nasce o relacionamento, uma conversa onde duas pessoas se interagem sobre um assunto específico, se aprende ao tempo que se conhece”.

         Conhecer as pessoas é uma tarefa muito difícil, tentar entende-lo em seu mundo, e a partir deste conhecimento ensina-lo é tarefa árdua, mas este conhecimento psicológico do aluno torna acessível o ensino. Sobre este assunto explica Dornas, (2010, p. 121) “Não levar em conta essa peculiaridade. O conhecimento dos alunos em seu próprio mundo pode comprometer o aprendizado, e dificultar o exercício do educador para com o aluno”. Sendo que cada aluno é singular na forma do exercício de aprendizado o não conhecimento do mesmo dificultará a pratica do docente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

       O assunto proposto, o relacionamento entre professor-aluno é uma reflexão que busca a interação em sala de aula para um aproveitamento interativo como instrumento de descoberta do conhecimento. Sendo que na contemporaneidade a educação foge os rituais de pedagógicos e cria um ambiente de pesquisa e desenvolvimento criativo-crítico para a intervenção no meio, a interação dará liberdade para que o aluno possa adquirir sabor pelo conhecimento.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ANASTASIOU,L.G.C. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma
DORNAS, Lércio. Socorro sou professor da escola dominical. 2ª Edição. Editora, Hagnus.2002.
GHELLI. Guilherme Marcos. Construção do Saber no Ensino Superior. IBPEX, Curitiba, 1998.
possível teoria pedagógica. IBPEX, Curitiba, 1998.
ZABATIERO, Júlio. Novos caminhos para a educação cristã. São Paulo. Editora Hagnus. 2009.