Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

COMPREENDENDO A ORAÇÃO


                                                                  MT: 6. 6 ao 15
         A oração é uma necessidade e um poder universalmente sentido. Em nossa vida pessoal como crentes e fiéis a Deus, precisamos dar, cada vez mais, importância à oração. Não podemos depreciá-la ou desprezá-la.
              A oração é a gradual revelação de Deus em nossas vidas, é a formação de Cristo em nós.
A ORAÇÃO DO PAI NOSSO.
        O centro de toda a nossa atenção deve ser Deus, orar sem conhecê-lo, se torna um sacrifício muito pesado e enfadonho. Ter conhecimento de quem é Deus é de importância vital a quem deseja aproximar-se, Dele em oração.
         A oração do pai nosso dá a Deus um nome e uma característica que  é de grande importância para quem pratica a oração. Quanto mais você conhece a Deus, mais claro fica que é a Ele que você ora. O termo Pai nosso, nos passa segurança com quem nós estamos conversando, a quem nós contamos toda a nossa vida, temores e dissabores, e uma confiança que é com o nosso Pai que estamos conversando, o qual tem sentimentos de pai nos mostra um Deus como pessoa com atitudes de pai.
          Ao chamá-lo de Pai Jesus nos mostra características que os ídolos não têm; como ouvir, sentir, relacionar, e nos conduz a pensar que orar é ter um momento de relacionamento com o nosso Pai celestial, falar e ouvi-lo são de fato relacionamento entre pai e filho.
          Que estás nos céus... Revela um Deus que não se limita a este mundo, mesmo tendo atitude de uma pessoa Ele é espiritual em ação e poder mesmo do céu, Ele poder controlar tudo e ver tudo; isto nos conduz a esperar no impossível, Deus pode fazer além daquilo que pensamos ou esperamos.
       Santificado seja o teu nome, mostra reconhecimento e louvor ao Deus pai que aproximamos para conversar, reverência ao Deus do universo. Nós devemos entender que tudo vem de Deus reconhecer seu nome é atribuir a Ele tudo, sendo ele o senhor de tudo. Esta frase nos mostra que na oração devemos reconhecer Deus como Pai sem perder a noção de sua magnitude Divina, e sua soberania é ter em mente que Ele é Deus todo poderoso a ele seja atribuição da glória, de tudo a Deus.
         Santificado seja Deus nos louvores, na obediência diária, no caminhar cristão, na autonegação e em um coração sincero.
             Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu, nossa oração é feita de acordo com a vontade de Deus que é o crescimento do reino, que todos venham a ter conhecimento da verdade com isso haja um desenvolvimento do reino de Deus na terra. Que as nossas orações seja feitas com uma perspectiva voltada para o reino de Deus. Os nossos olhos na oração precisam alcançar uma visão global, os nossos pedidos precisam servir também para o crescimento do reino e não só para os nossos deleites. Para muitos a vontade de Deus é parte difícil da oração, sendo que muitos querem explicação do motivo da ação de Deus de forma contrária a sua oração. Há momentos que a vontade de Deus é aceitável e não compreensível.
          A outra parte da oração é voltada para as necessidades humanas, sendo que a primeira parte é centrada em Deus e sua vontade. O pão nosso nos dá hoje, provisão a vida humana precisa de alimento, Deus já sabe das nossas necessidades, porém nos ensina pedir  mostrando a nossa dependência de Deus nas coisas mais simples do dia a dia.
            E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores, o perdão diário é de importância, pois sem o qual nós criamos uma barreira entre nós e nosso Deus.  Cristo nos impõe uma condição para receber o perdão Divino que é de perdoarmos os que nos ofende dia a dia.
         E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino,  o poder, e a glória, para sempre. Amém.
        A oração do Pai nosso nos apresenta duas partes uma que está relacionada a Deus e sua obra e outra que está relacionada ao homem, sempre colocando Deus como centro de tudo. E nos mostra uma coletividade quando diz “pai nosso, pão nosso, perdoa-nos, não nos induza” desfazendo assim o individualismo de muitas igrejas, quando não há um relacionamento entre os membros da comunidade local. Onde igrejas inteiras não se conhecem nem há comunicação entre os membros. A oração do Pai nosso é uma instrução de Cristo para pessoas que não são uma ilha e vive em fraternidade cristã.

                                                                      Pr. Josselino Andrade