Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2015

RELIGIÃO E SUAS PRÁTICAS OBSCURAS




           A vários conceitos para religião que se direciona em, a busca do homem pelo sobrenatural em busca de explicações, Chauí define a palavra religião;
          A palavra religião vem do latim: religio, formada pelo prefixo re (outra vez, de novo) e o verbo ligare (ligar, unir, vincular). A religião é um vínculo. Quais as partes vinculadas? O mundo profano e o mundo sagrado, isto é, a natureza (água, fogo, ar, animais, plantas, astros, metais, terra, humanos) e as divindades que habitam a Natureza ou um lugar separado da Natureza. ( 2000, p. 380)
         Neste conceito a religião faz um elo de ligação entre o natural e sobrenatural, e relaciona se a um grupo de pessoas que se une com finalidade de alcançar um ser supremo, sagrado pode suscitar devoção e amor, repulsa e ódio. Esses sentimentos suscitam um outro: o respeito feito de temor.                  
         Nasce, aqui, o sentimento religioso e a experiência da religião. A religião pressupõe que, além do sentimento da diferença entre natural e sobrenatural, haja o sentimento da separação entre os humanos e o sagrado, mesmo que este habite os humanos e a natureza(ibidem). Maduro nos apresenta um conceito sociológico sobre religião, “Religião é uma estrutura de discursos e práticas comuns a um grupo social referentes a algumas forças (personificadas ou não, múltiplas ou unificadas) tidas pelos crentes com anteriores e superiores ao seu ambiente natural e social” (1983, p. 31).
Durkheim apresenta uma igualdade entre as religiões que a se apresenta no profano e sagrado nos tramites religioso.

         Todas as crenças religiosas conhecidas, sejam simples ou complexas, apresentam um mesmo caráter comum: supõem uma classificação das coisas, reais ou ideais, que os homens concebem, em duas classes, em dois gêneros opostos, designados geralmente por dois termos distintos que as palavras profano e sagrado traduzem bastante bem. (Durkheim. 1996. p.19)
         A religião diante de vários pontos favoráveis a sobrevivência humana onde deveria religar os homens a Deus se desconecta e cria barreiras para separarem pessoas e famílias, grupos sociais e nações. Isto se ver de forma bem contundentes quando observa a verdade religiosa na prática, cada entidade religiosa tem seus conceitos, doutrinas e ritos, visão de mundo que difere de acordo a cultura.

          Em países como na Arábia o Islamismo mutila o órgão genital da mulher para que ela não tenha prazer, muitos países onde a religião oficial e islã existe o (crime de honra) onde o pai ou irmão mata a filha ou a irmã suspeita de conduta sexual impropria, o Taliban que domina o território Afeganistão que matam em nome de Deus, o cristianismo que se divide por interpretação teológica como o catolicismo que excomunga os que tem interpretação fora da tradição católica, ao analisar os fatos encontra-se o lado negativo da religião que em nome Deus lideres cometem atrocidades, por causa de um fanatismo religioso desordenado onde muitos os conceitos se difere da pratica da religião. Há uma grande muralha posta no caminho da religião em função das diversidades de pensamento e interpretação dos textos sagrados (SILVA. 2003, p. 67.70)


REFERÊNCIAS


CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. Trad. Paulo Neves. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
MADURO, Otto. Religião e luta de classes. 2.ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
SILVA. João Gomes da, As duas faces da religião. Gurupi, TO. AGL,