Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

COMO LIDAR COM A OPOSIÇÃO, ATIVO OU PASSIVO


                   Ne 1. 2,3 

             Olhando para o primeiro capítulo de Neemias identificamos a situação do povo de Jerusalém e a atitude de Neemias diante da situação. Disse Hanani que o povo estava em miséria e desprezo, a cidade estava com muros fendidos e portas queimadas ao fogo.
            Ouve três grupos de expatriados em 538, 457 e de Neemias 444. Sendo os dois primeiros descritos no livro de Esdras e o último no livro de Neemias.
            O povo: miséria situação financeira em que vivia passando fome vivendo de migalhas que restou dos tempos bons, abençoado por Deus. Desprezo: humilhado, desonrado, envergonhado a forma que as outras nações os tratavam.
            A cidade: muros fendidos; desprotegidos, fácil de ser derrotado. Portas queimadas ao fogo; desleixo, abandono.
           Passivo; aceitar a situação, sem reação, inerte. Ficar de modo cômodo sem se preocupar ou buscar melhora.
           Reativo; opor, resistir, lutar. Capacidade se posicionar frente à situação em que esta vivendo. Reação; através de estímulos internos reage a determinada situação.
          Você pode aceitar sua situação ou lutar contra, contrapor a determinada situação espiritual é crer em um Deus que constrói e reconstrói a vida de pessoas isto define e qualifica o verdadeiro servo de Deus.
          No capitulo quatro de Neemias, encontramos o relato de como Neemias enfrentou os opositores da reconstrução dos muros, e quais atitudes diante da situação Neemias tomou. ”Flávio Josefo Diz que na revolta das nações vizinhas pelo progresso da obra formaram um grupo de pessoas que quando encontrava um judeu só o matava e isto trazia medo nos demais, mas Neemias se aplicou em confiar em Deus e trabalhar. ” Mesmo em meio a todos os terrores Neemias continuou a trabalhar.

Escarneceu dos judeus; uma atitude de zombaria diante do intento de Neemias de agilidade na reconstrução dos muros. Os opositores sempre demonstram certo desprezo pela a obra que Deus nos usa para realizar aplicando palavra desanimadora, querendo atingir nosso emocional para nos desequilibrar e fazer-nos desistir. 

Derrubará facilmente seu muro de pedra; Tobias desprezou a solidez da obra que Neemias estava a construir. Os seus opositores sempre irá menosprezar o que você faz para Deus, diminuindo o valor do seu trabalho ou a qualidade dizendo que o que faz não trará resultado duradouro. Desqualificar-nos é uma atitude de nosso opositor. Sempre vamos encontrar alguém que nos menospreza ou menospreza o que fazemos para nos conduzir a desistência.

Ouve, ó nosso Deus; a oração é uma atitude poderosa contra oposição. Saber que Deus é o nosso escudo e socorro bem presente diante do enfrentamos, confiar é a melhor opção, em meio ao trabalho olhe para o alvo ao qual Deus propôs no seu coração, não dê ouvido aos opositores.

Coração do povo se inclinava a trabalhar; orar e trabalhar, é duas atitudes que se entrelaçam no livro de Neemias que o fazia prosperar. Quem faz a obra de Deus não pode dar ouvido a outra voz, que não seja a voz de Deus. Lembre terminar a obra a qual Deus nos entregou, este é o alvo.

Para os desviarem do seu intento. Os opositores de Neemias se uniram para desviar a atenção dos construtores e retardar a obra. O opositor do reino de Deus sempre leva-nos a perder o foco. Manter firme no propósito, e orar e trabalhar este era o segredo de Neemias.
            Manter o foco é o melhor caminho para lutar contra seus opositores sempre os nossos inimigos nos querem ver desanimado e sem direção, por isso cria meios de nos tirar do propósito que Deus por sua bondade nos escolheu para levar adiante o seu propósito, cumprindo assim sua eterna vontade.
            Sempre haverá oposição contra o servo que tem um coração estoico, sabe para onde vai e para que foi chamado por Deus; Cl 4.17 “E dizei a Arquipo: Atenta para o [ministério] que recebeste no Senhor, para que o cumpras”. O Soberano criador escreveu sua história e sempre Haverá opositores contra o propósito de Deus em sua vida continue trabalhando, fazendo o que? A obra de Deus, sabendo que o vosso trabalho não é vão no senhor. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. “ Co 15. 58