Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

APRENDENDO A VIVER À VIDA CRISTÃ


           E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem. Dt. 8.3

            É comum ver pessoas que não conhecem o Senhor mesmo sendo cristãos, percebe que são muito que não sabem definir a diferença entre sua vida espiritual e sua vida física. Muitos estão vivendo de forma a pensar que sua vida cristã está envolta só na vida física, por isso sempre seus olhares estão voltados para as coisas deste mundo. Nesta reflexão será estudado o livro de Números e será observado as murmurações dos israelitas no deserto durante a peregrinação.
           Por ser um livro que fala da caminhada de Israel no deserto, buscará o entendimento entre a peregrinação de Israel e a peregrinação cristã neste mundo, será olhado o livro como sendo a igreja vivendo no deserto, buscando o que o novo testamento fala sobre a caminhada de Israel no deserto.
          “Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado”. Rm. 11. 21 e 22
           É importante observar que Deus sempre é justo e julga retamente sendo que Deus não poupou- os, que sempre reclamavam no deserto, observa-se, o que Paulo nos diz que ele também não poupará a igreja incrédula. Importante é, a igreja estar na caminhada em rumo a Canaã celestial, qual está sendo a postura dos cristãos frente aos desafios encontrados na jornada.
“E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial”. Nm.11.1

           O povo começou a reclamar do deserto onde eles estavam agora. Reclamar no texto é desprezar, murmurar, mostrar desprazer. O povo começou a fazer comparação do deserto com o Egito, o povo não enxergou o caráter provisório do deserto, deserto não é fácil de caminhar ou pousar, mais é provisório. Se olhar o deserto como passageiro entenderá que; o que está à frente é melhor do que o Egito.
           Primeiro, o olhar do cristão deve estar em Cristo e Ele está à frente, o homem sempre observa as coisas a partir de seus sofrimentos no corpo e isto sempre o leva a reclamar quando sua carne sofre, dói ou passa por alguma necessidade, o corpo sempre reclama das dores e lesões, ele não consegue ver o além do agora. Reclamar de situações passageiras é esquecer do objetivo de ser crente, reclamar do agora é pensar no corpo e não no espirito. Sendo que Deus é um Deus presente Ele sempre estará ouvindo nossos lamentos e reclamações, por isso deve se, lembrar que nossa vida não consiste em viver o imediatismo mais no propósito de todo o projeto de Deus.
             Quando o cristão reclama da sua vida e situação que está passando, ele estará reclamando do lugar e da situação que o Próprio Deus o levou a estar, é mesmo que dizer que Deus fez tudo errado, “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Rm. 8. 28.
               E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.
Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos. Nm. 11. 4, 5,6

                   É comum as pessoas viverem lembrando de momentos do passado, mas para Deus é incomum os seus seguidores fazer comparação entre seu passado sem Deus e o presente com Deus. Este momento de incredulidade do povo de Deus que fazem esta pergunta, “Quem nos dará carne a comer?” ao deparar com esta pergunta se entende que este povo ainda não conhecia seu Deus.
                   Você já parou para pensar qual o valor de seguir a Cristo? sempre os cristãos se encontram com dúvidas em meio ao deserto da vida, pois quando se perde de vista o plano de Deus o cristão passa a julgar sua vida pelo momento que está passando e não pelo propósito que Deus tem em sua vida. Precisa se desvencilhar do passado para vermos o que Deus tem no futuro para seus servos.
                 Em um mundo tão materialista as pessoas sempre só enxergam o que está em sua volta e só fazem juízo do que está vendo; este imediatismo sempre tira a visão da providência divina, precisa se entender que a recompensa está na frente, no futuro se encontra a nova Jerusalém. O cristão precisa aprender a viver não só de pão, mais de tudo que vem de Deus.
         E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! E por que o SENHOR nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito. Nm 14. 2 ao 4

               O povo de Israel quando recebeu a notícia que a terra de Canaã era boa e mana leite e mel, parte dos espias olharam não para a promessa de Deus mais para as dificuldades que estava afrente deles viram o tamanho dos gigantes e como os homens eram fortes e belicosos. Dois espias que eram Josué e Calebe, viram a mesma coisa mais também fizeram uma análise a partir de que Deus estavam com eles e isto lhe garantia a vitória sobre os gigantes da terra.
            Os olhos do cristão veem as lutas mais também veem o agir de Deus em favor dos que crer e são chamados por seu decreto, Deus não chama homens para ficar olhando o tamanho do problema, mais para enfrentar com confiança que Deus os fará vencer. Os israelitas estavam olhando ás dificuldades que encontraria para conquistar a terra, ao fazerem esta análise esqueceram que o Deus que os tinha tirado do Egito os daria aquela terra, eles cometem erros graves no análise, primeiro olharam para a força e grandeza do povo que ali moravam, imaginando que o Deus que os tinham tirados do Egito de forma milagrosa iriam abandona-los a mercê dos povos, segundo que, eles eram como gafanhotos em referência aos homens daquelas nações dado o tamanho dos homens daquelas nações, terceiro que, voltar era o meio mais fácil de resolver a questão por isso queria um novo líder, que lição de vida, quando as coisas não é segundo a minha visão ou segundo o que eu quero destitui-se o líder.
                 Ao pensar sobre este episódio a incredulidade dos israelitas os fazem desistir de conquistar a terra lembre se Deus sempre cumpre suas promessas, Deus é Deus.     
                                                                               1° parte do estudo.