Páginas

quinta-feira, 6 de julho de 2023

RELACIONAMENTO DE DEUS COM PESSOAS.

         

O RELACIONAMENTO DE DEUS COM PESSOAS

Ex. 3.6 ao 10

              A olharmos o texto percebemos que há um relacionamento de Deus com o povo de Israel, de forma implícita ou explicita, se percebe a atenção de Deus com seu povo e envolvimento de Deus nos problemas do povo. Ao crermos em Deus, observamos que Ele quer se envolver conosco em nosso dia a dia, sendo que Ele observa e convive com aqueles que o tem por seu Deus, Deus, não é um Deus alheios a vida  das pessoas, mais estar sempre participando da vida das pessoas de forma direta ou indireta.

            O texto referido já começa com Deus falando com Moisés sou Deus de seu pai, um Deus que estava na família de Moisés que acompanhava a família, e dá testemunho do pai de Moisés ‘quando fala sou Deus de seu pai’ se torna mais fácil para os filhos entender o que é plano de Deus quando a família já tem convivência com Deus. Moisés demonstra que já tinha conhecimento sobre Deus sabendo que ninguém jamais viu a Deus e ficou vivo, o temor revela respeito e conhecimento, certamente Moisés tinha guardado no coração tudo que sua mãe o havia ensinado sobre Deus, pois ficou pouco tempo na companhia de sua mãe.

          Deus diz tenho visto a aflição do meu povo; esta frase mostra que Deus sempre se importa com os seus, mostras que Deus está atento com o que acontece com seu povo e que nada escapa de sua vontade, Deus não está longe para que não veja, nem alheio como se não importasse conosco, a palavra atentamente denota atenção continua sem tirar os olhos, Sl. 40. 1 ‘meu povo’  Ele se faz parte deste povo, posse, dono, defensor, nós temos um Deus não somos qualquer pessoa, isto pessoalidade.

         ‘Tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores’ Deus diz a Moisés ouvi, Deus não é surdo, nem tapa os ouvidos para não ouvir, nós temos que falar para Deus o que está nos incomodando, que está nos inquietando ou magoando, Deus no tempo oportuno se levantará em nosso favor, por isso temos o dever de orar sempre sabendo que a oração tem um valor muito grande no mundo espiritual e físico pois a mesma nos leva a um relacionamento com Deus. Não para continue falando com Deus, haverá o tempo de resposta de Deus, este versículo termina com Deus dizendo tenho acompanhado de perto os sofrimentos do meu povo ou e estou acompanhando, um Deus companheiro de quem o serve. Como é bom saber que Deus é amigo de caminhada, o orientador, guia.

         ‘desci para livrar meu povo’ seria uma ação covarde se Deus ficasse só olhando o sofrimento do seu povo e não tivesse uma ação para livra-los, mas Deus é amigo, Ele sempre tem uma atitude para responder as orações, Deus viu que seu povo não estava mais suportando aquela situação e desceu para livra-los, Deus acompanha seu povo de perto sabe o que está machucando, não é covarde, muitos não tem relacionamento com  Deus, isso os faz fracos e poucos resistente, sendo que não consegue ver o fim da promessa. Hb. 11. 39  

        ‘E para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga’ Deus tem um lugar para aqueles que são chamados de ‘meu povo’, há um lugar reservado para o justo, para aqueles que tem sofrido vários tipos de angustia e perseguição neste mundo, Deus tem preparado uma cidade para seu povo mesmo que estão sendo lapidados, mais chegará o dia de viajar para o lugar onde Deus reservou para quem o ama, seu povo. Ct. 6.3

         Deus desceu só que, este desceu quer dizer estou na vida de alguém, relacionamento com Moisés, desenvolve uma caminhada juntos, para bem de uma nação, para usar e livrar meu povo, Deus escolheu um dentre seu povo para esta tarefa de ser o vaso usado para cumprir o plano de Deus.

        ‘Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo’ Deus desceu na vida de Moisés, Deus sempre tem homens que são escolhidos para realizar grandes tarefas, Deus se utiliza de pessoas com que tem um relacionamento para juntos cumprir uma missão. Este relacionamento entre Deus e homem resulta em manifestação de Deus na terra.  Estai, pois, atentos ao que Deus quer, Deus desceu na vida de Moisés.

         ‘para que tires o meu povo’ o trabalho é de Moisés o poder e força de Deus, nós temos que ir, não é Deus que vai, nós vamos Deus na nossa vida fará maravilhas.

IICo. 4. 7 o vaso é de barro mais o poder e a glória é de Deus.

 

                                                               Pastor: Josselino Andrade