Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

IGREJA PRIMITIVA E O CUMPRIMENTO DA MISSÃO

 

IGREJA PRIMITIVA E O CUMPRIMENTO DA MISSÃO

       Ao observarmos o livro da atos dos apóstolos notaremos que a igreja primitiva adotou um comportamento diante do desafio deixado por Cristo, neste ensaio será apresentado o modelo de vivência da igreja primitiva diante da nova vida sem presença do mestre fisicamente, a igreja busca ser orientada através da oração e unidade em tudo, a igreja mostra de forma bem clara quais são as ações da igreja para cumprir a missão.

          Oração era a base da ação da igreja, através da oração a igreja se consolidou em ações do Espirito Santo isto se tornou a marca dos discípulos orar e ser usados pelo Espirito Santo, ver se isto no livro de atos, logo no início se encontra os discípulos reunidos no senáculo perseverando na oração nesta oração Pedro e os demais buscam a Deus para escolher o substituto para o lugar de Judas At. 1. 24, a igreja apresenta o assunto a Deus, assunto simples e pequeno, só que, a obra era de Deus e é Ele quem cuida dos detalhes do reino. A oração fazia parte da vida e das reuniões da igreja At. 2. 42 eles já tinham a vida voltada para oração At. 3.1 a igreja começas a sofrer as perseguições e busca a Deus em oração para que Deus os conceda poder para pregar At. 4. 29, 31 a igreja entendeu que precisava de que uns orasse e pregasse e outros cuidasse da parte social da igreja At. 6. 4 e foram escolhidos os diáconos e os discípulos orando impuseram as mãos At. 6. 6 na oração Estevão orou e intercedeu por ser executores At. 7.60 Pedro e João oraram para que os samaritanos recebessem o Espirito Santo At. 8. 14, 15 Pedro ao ver Dorcas morta ora para que ela seja ressuscitada At. 9. 40 Cornélio ora para que Deus lhe mostre como ser salvo At. 10. 2 Deus fala com Pedro quando ele estava orando no terraço At. 10. 9 os crentes na casa de João Marcos oram para que Deus libertem os discípulos da prisão e da morte At. 12.5, 12 a igreja de Antioquia jejuou e orou antes de enviar os discípulos para campo missionário At. 13. 1, 3 Lídia converteu em uma reunião de oração At.16. 13 Deus abre as portas da prisão quando a igreja estava em oração At. 16. 25 Paulo orou por seus amigos At. 20. 36 Paulo ora em meio a uma tempestade e pediu a benção de Deus At. 27. 35 Paulo orou para Deus currasse um homem At. 28. 8.

         A oração é um único meio de contato entre o servo e seu Senhor em todo o tempo se veem a igreja primitiva com esta prática, e Deus orientou os apóstolos fazerem a obra através da oração, a oração levou a igreja a cumprimento da missão.

       Os sinais e a pregação sempre estiveram na igreja primitiva, os sinais sempre estavam presentes onde os discípulos pregavam, pregação com poder ou com manifestação do poder de Deus, através disto muitos se convertia, pois, via que Deus estava presente com os discípulos, no capitulo 2. 14, 36 o apostolo Pedro se levanta e explica o presente fato, onde quase três mil almas se rendem a Cristo, At. 3 e 4 Pedro e João vai ao templo orar e cura um paralitico na porta do templo e são levados na presença do sinédrio lá eles expõem que o coxo foi curado pelo poder de Jesus que eles havia matado At. 5.18 ao 42 os apóstolos são presos mais um anjo o liberta, novamente eles são levados diante do conselho que, com esta oportunidade eles pregam a palavra de Deus ao sumo sacerdote e seu conselho At.7 Estevão cheio do Espirito Santo começa a prega de forma poderosa a palavra de Deus e é conduzido para ser morto At. 8 o evangelho chega em Samaria Felipe vai para Samaria e pregava a Cristo e muito eram curados e libertos At. 9. 20 se veem que o perseguidor vira pregador com muita ousadia At.10, 34 Pedro prega na casa de Cornélio onde estavam muitos para ouvir, e Deus os batizou com Espirito Santo At. 11. 19 os dispersos da perseguição em Jerusalém chega em Antioquia e prega a palavra de Deus aos gentios, e muitos ali foram cheios do Espirito Santo At. 13. 5 Paulo chega em Salanima começa a anunciar o evangelho e resiste um falso profeta At. 13. 16 Paulo começa a anunciar na sinagoga aos judeus que ali estava pregava sobre Cristo.

           Sempre se encontra os apóstolos pregando e sendo usados em sinais e atos miraculosos, nota se que o anuncio do evangelho pelo os apóstolos, tinha uma manifestação extraordinária do Espirito Santo cooperando com os discípulos na pregação do evangelho o Espirito Santo contribuía para que eles cumprissem a missão, dando a eles poder necessário para o cumprimento da missão, seja na ousadia da pregação ou em manifestação miraculosa se percebe a presença poderosa do Espirito na missão da igreja.

         A missão dada por Cristo ressurreto era maior que as diferenças dos apóstolos antes eles discutiam quem seria o maior ou que iria sentar a direta ou a esquerda de Cristo no reino, mais agora ele tinha tudo em comum e estavam juntos. Não teria como cumprir a missão se eles agissem de forma isolada e atuasse no reino cada qual de sua forma, logo eles entenderam que era preciso estar unidos em tudo, para que eles pudessem cumpriu a missão e unidos formaram a igreja, o corpo de Cristo.

        Em At. 1. 13, 14 nos apresenta a igreja unida em Jerusalém aguardando o revestimento de poder, todos estavam em oração At. 2. 1 estavam todos reunidos no mesmo lugar quando foram cheios do Espirito Santos At. 2. 44 todos que criam estavam juntos e os bens eram comuns a todos At. 2. 46 eram unânimes todos no templo todos os dias e comiam juntos At. 4.24 nas batalhas eram unânimes em oração At. 5. 12 havia sinais e milagres feito pelas mãos dos apóstolos eles sempre estavam juntos At. 15. 25 em decisões estavam em concordância todos juntos.

         A igreja do livro atos se manteve unida e ordenada para cumprir a missão a unidade e o serviço desta igreja era vista por todos da sociedade, a unidade fortalecia a todos a enfrentar os reis e governadores, leões e soldados, enfrentaram a morte e venceram.

          Um exemplo para a igreja contemporânea onde se divide, onde o serviço do reino agora e virtual, não se sai mais as ruas para visitar tudo é feito via whatsap, fece onde os cultos se tornou esporádicos e de pouca essência cristã, a palavra pregada agora alta ajuda, positivista pouca teologia mais psicologia, formando cristãos fracos e imaturos sem fundamentos bíblicos onde as pessoas espiritualiza tudo, crentes que querem de Deus mais não querem Deus, servem a um Deus que pode fazer tudo por eles, mais não transforma na vida deles.        

 

                                                         Josselino Andrade