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segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Corporeidade das palavras



           Se ensino preciso entender que, o que faço interfere no que ensino, as minhas atitudes comprometerá o aprendizado dos alunos.  Ao me colocar à frente de uma sala de aula estou me comprometendo em fazer o que estou ensinando, pois sendo que se ensino, estou interferindo de forma transformadora na vida dos alunos, cabe ao educador à prática do que fala, visto que sua vida servirá de exemplo aos alunos assim explica FREIRE (1987) “Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta corporeidade do exemplo pouco ou quase nada valem. Pensar certo é fazer certo.” Se ensino estou dizendo que o que ensino é o que faço, pois se ensino, é porque conheço a prática do que estou ensinando.
         São poucos os pensadores  que veem o ensino desta forma, sempre tem a forma farisaica de ensinar “faça o que eu mando mais não faça o que eu faço” desta forma compromete o  ensinando, pois os alunos ouvem mais não aprendem, porque sua prática fala mais alto do que suas palavras.
        Portanto devemos lembrar o que a bíblia diz “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.” Tg. 3:1. Sendo que nós somos responsáveis pela a forma que influenciamos os que nos ouve, como explica WILKINSON(1998”) “ Deus nos considera responsável não apenas pela maneira que vivemos, mas também como ensinamos.”.
          Os professores exercem maior impacto sobre os alunos através do seu caráter e compromisso, e não da sua comunicação. Os princípios de Deus sempre foram primeiro o caráter, e depois a comunicação. Muitos querem estar à frente para falar, mas esquecem de que sua conduta fala mais alto que seus ensinos.
         Para alguns professores o importante e a quantidade de conteúdo que seus alunos aprendem, sendo que a verdadeira máxima do aprendizado é a aplicação do que aprendeu em sala. Existem muitos por ai que não tem formação acadêmica, mas são pessoas sábias, que o pouco que sabem, praticam. Diz HENDRICKIS (1991).
         Conclui-se:  a boa formação é importante, porém é preciso que o professor saiba comunicar com palavras e com seu exemplo de  vida, para que seus alunos vejam em sua vida a prática do que ele ensina.

BIBLIOGRAFIA

WLKINSON, Bruce Dr. As 7 leis do Aprendizado. Como ensinar quase tudo a praticamente a qualquer pessoa.Tradutor, Eros Pasquiní. Belo Horizonte. Editora, Betânia 1998.
HENDRICKS, Howard G. Ensinando para transformar vidas. Tradução, Miryan Talitha Lins. Belo Horizonte. Editora, Betânia. 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª Edição. Rio de Janeiro. Editora, Paz e Terra. 1987.