Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

CRESCER É UMA ATITUDE




      Tomemos por base um versículo no evangelho de Lucas 2.52 que nos mostra a vida de Jesus e como crescia de forma magnífica. O mestre crescia em todos os aspectos, deixa-nos um exemplo que devemos crescer de forma harmoniosa para não ficar espiritualmente defeituoso. Muitos são espiritualmente fortes, mas estão dentro de um casulo solitário sem amizade, outros são sábios intelectuais mais são analfabetos espirituais.

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Lc 2.52

       A palavra ‘crescer’ neste texto é ‘prokoptó’ conduzir adiante, avançar, progredir. De forma equilibrada Cristo crescia, alcançando estatura para um ministério que lhe exigia crescimento harmonioso. Crescer é um processo que não conseguimos ver o fim sempre haverá algo novo, ou para ser revisto com um olhar novo, de esta forma crescer é sempre uma atitude, que deve ser tomada a cada amanhecer para aprender algo ou reaprender algo. Segundo HENDRICKS ‘quem para de crescer hoje para de ensinar amanhã’ o avultar é essencial para manutenção do magistério, sendo que ensinar é antes de tudo ser aluno, é ver me desempenhar o papel de professor ainda sendo aluno.

      O crescimento espiritual é parte de um processo amplo, não se pode enxergar somente o crescimento espiritual como uma parte todo, sendo que, para crescer é preciso nos conduzir de forma harmoniosa crescendo em intelecto, físico, espiritual e sócio-emocional, se negligenciar uma destas áreas estaremos pondo em risco o desenvolvimento das outras, se desenvolvemos em qualquer destas áreas as outras são beneficiadas por tanto o crescimento precisa ser conduzido de forma simétrica.
       Não podemos nos contentar com uma pequena parte por dia de leitura bíblica, e sim ir aumentando a cada dia para que Cristo tome o controle de todas as áreas de nossa vida tornando-a mais dinâmica. Nesta visão cada cristão se encontra em um processo de crescimento diferente do outro, cada um em área diferente, por isso que não se pode fazer e nem ficar se comparando com outro cristão, sendo que, cada um é individual até no crescimento.
       Em que área de sua vida está carecendo de desenvolvimento? Descubra e foque se nela sem esquecer-se do todo. Muitos estão correndo em determinada área e engatinhando em outra. Com isto veremos que em tudo que crescemos ainda precisa se, conservar, rejeitar ou apurar algo e transportar o melhor para a vida cotidiana.
       Aspecto intelectual neste desenvolvimento a leitura é essencial, sendo que ler e estudar faz parte do mesmo tempo. Há pessoas que só olha os livros ou bíblia mais não reflete no que leu, esta prática nos conduz a não desenvolver intelectualmente.
Manter nos atualizado buscando sempre aprender algo novo em cursos ou em estudos da bíblia de forma sistemática lendo-a e meditando continuamente.
       Aspecto físico os cristãos sempre ignoram seu lado físico, muitos esquecem que são seres humanos e que precisa aprender a controlar seu corpo, por exemplo, sabe controlar sua vida financeira, ou ela controla você, tudo que Deus nos dá temos que lhe prestar conta. Mantém o controle em seus olhos pare que, não cobice.
Crescer de forma física é subjulgar nossa carne para que ela não faça o que deseja, mas seja controlada pelo espírito de Deus. Manter uma alimentação saudável com exercícios físico nos manterá mais tempo trabalhando no reino de Deus, precisa se manter o corpo em desenvolvimento, fugindo do pecado e conduzindo-o de forma saudável para mantê-lo em atividade por mais tempo.
         Aspecto social o ser humano foi feito por Deus para se relacionar, é um ser relacionável. Você é social? Tem amizade só com cristão? O evangelho é transmitido de pessoa a pessoa, por isso crescer no aspecto social é de fundamental importância para o cristão, sendo que a prática de fazer amizade nos conduz a anunciar Cristo. Deixar Deus manifestar através de um relacionamento saudável com pessoas não cristã leva-nos a crescer socialmente. Sendo que, sempre se encontra pessoas que não cresce, e isto tem causado um prejuízo muito grande no reino de Deus. O desenvolvimento do cristão é essencial para a harmonização da vivencia no reino, pois com crescimento de forma harmoniosa o cristão estará apto a executar de forma útil a obra de Deus.