Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL


      O PROFESSOR E SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

         Quem para de crescer hoje, para de ensinar amanhã, o desenvolvimento intelectual é um processo de leitura e de pesquisa que se pratica diariamente, isto envolve esforço, demanda tempo e paciência. Leite (2002, p. 52) afirma que um dos aspectos importantes do preparo intelectual é o hábito da leitura. Através dos livros e periódicos ele poderá viajar por todo o mundo e diversas áreas do saber. Devem-se ler livros de filosofia, política, ciência, romance e história. Tendo sempre ênfase no estudo da bíblia. Cuidando assim do seu crescimento intelectual.
         Ninguém consegue ser um bom comunicador a partir de um arquivo intelectual vazio. Não podemos passar aos outros, aquilo que não possuímos. Se não conhecemos determinado conteúdo, se não dominamos de fato, não podemos transmiti-lo a ninguém. (HENDRICKS, 1991, p. 15)
        O certo é que primeiro aprende depois se ensina. Se não levar o crescimento a sério, incorrerá no risco de impedir o aprendizado do aluno. Ser professor implica a estar sempre crescendo e aglutinando conhecimento intelectual, sendo que antes de ser professor espera se, que seja aluno.
        Como processo permanente e sempre em mutação, a aprendizagem os acompanhará por toda a vida, desde o berço até a morte afirma Vieira (2005, p. 63). Deste modo, aprender é, essencialmente, um processo contínuo de aquisição de novas formas de conduta, ou alteração de formas de condutas anteriores.

 A busca pelo conhecimento

        A pessoa que lê a bíblia apressadamente, sem levar em consideração o objetivo geral das Escrituras ou objetivo particular de um livro, não a compreende com profundidade. Considerando-se o projeto do livro ou da passagem, em que ocorrem as palavras ou expressões obscuras, amplia se os horizontes, o leitor buscar compreender os motivos do autor. O professor faz parte deste contexto de intérprete das escrituras sendo ele iluminado por Deus. Assim comenta Freire (1996, p. 29) sobre a pesquisa: Não há ensino sem pesquisa e não há pesquisa sem ensino um se encontra no outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar a novidade.
     A pesquisa é um dever de quem vai ensinar algo, para conhecer é preciso buscar arduamente. A displicência de educadores cristãos é que são vagarosos no cuidado para o preparo do assunto, esta prática os tornam alvos fáceis de erros teológicos.
        Para tirar dúvidas sobre palavras, expressões, localidades, pessoas é preciso ter o hábito de pesquisar, em dicionários, concordâncias, comentários e manuais bíblicos argumenta Dornas (2002, p. 35). Desta forma a pesquisa pode dar um crescimento intelectual de forma precisa para ministração da aula.
       Ao observarmos os professores da escola bíblica dominical de hoje, muitos deixam para preparar sua aula de domingo no sábado, sendo que perdeu toda a semana e de forma rápida faz uma leitura como Expert no assunto,  transmite o assunto de forma rasa sem conhecimento do mesmo. Com isso os alunos perdem a motivação de participarem da EBD, o resultado são, igrejas vazias no domingo pela manhã. 

                                                                                                                  Pastor: Josselino Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! que Deus te abençoe.